FREGUESIA DE vimeiro

A História

 

 

       A Freguesia tem cerca de 375 anos, embora os mais antigos documentos históricos que aludem ao Vimeiro reportem a uma carta de foral, datada do séc. XII. Mas, a palavra Vimeiro ficou na memória do país em 1808, data da famosa batalha, integrada no âmbito da Guerra Peninsular, que opôs soldados portugueses e ingleses às numerosas tropas napoleónicas. Um obelisco mandado construir nos festejos dos 100 anos da batalha, por D. Manuel II, é ponto de visita obrigatória por quem ali passa, tendo sido classificado de interesse público em 1982. Diz a tradição que no Vimeiro também residiu a Rainha Santa Isabel, tendo sido a monarca a descobrir uma nascente de água que lhe curou um mal de pele e que pelo povo foi apelidada de águas santas do Vimeiro. Essa nascente integra-se numa estância termal do mesmo nome, localizada na vizinha Freguesia de Maceira.

 

 

Eleitores

Eleitores - 1257 (Autárquicas 2013)

 

Características FisiogrÁficas

O subsolo é formado por terrenos férteis e produtivos.

 

Actividades EconÓmicas

Devido à sua localização, perto do mar e das termas, encontra-se directamente ligada ao turismo e à restauração. Possui várias unidades hoteleiras, restaurantes e associações, onde a população pode praticar desporto e desfrutar de alguns espectáculos de variedades.

 

Vias de ComunicaÇÃo

  • A8 – Saída Vimeiro-Lourinhã
  • EN Nº 8-2
  • Estrada Municipal nº 561

 

SituaÇÃo GeogrÁfica

A Freguesia de Vimeiro localiza-se no extremo sul do concelho da Lourinhã e dista cerca de 10km da sede. Confronta com as Freguesias de Marteleira
(a Norte), de Campelos (a Nordeste), de A-dos-Cunhados (a Este), de Maceira (a Sul) e de Santa Bárbara (a Oeste). Possuindo uma área de 700 ha, o seu nome deve-se ao arbusto da família das Salicácias, o vimeiro, muito abundante na margem do rio Alcabrichel.

 

PopulaÇÃo

População Residente - 1470 (CENSOS 2011)

Topo